Tem coisas que ouvimos quando somos mais novos e não conseguimos assimilar totalmente. Sabemos que é verdade, ou que aquilo faz sentido, mas não conseguimos viver aquilo de forma plena. Um desses momentos me veio a cabeça recentemente. Foi dito, uma vez, por uma pessoa que eu considero como uma mãe, que crescer doi. Naquele dia, eu estava arrasado, decepcionado com muita coisa e tudo que ela me disse foi: crescer dói. Não consegui aceitar que o máximo de conforto que receberia dela eram essa 2 míseras palavras. Mas assim foi. Eu sabia que aquilo era verdade e que, infelizmente, crescer doia mas, e daí? No que isso me confortava? Em nada.
Alguns anos depois eu me vejo novamente remoendo essas palavras... se elas foram tão pequenas, por que então não me esqueço delas? Por que é a mais pura verdade...
Inevitavelmente eu vou passar por milhares de provações durante a vida e isso vai me custar alguma coisa - queira eu ou não! Isso é crescer: evoluir de algo bruto para algo lapidado. Ou você acha que não é dolorido pra pedra ver despedaçado parte dela?
Hoje eu sei - e digo isso com convicção - que temos que passar por muita coisa ruim, situações desconfortáveis, decepções e sentimentos de impotência para podermos crescer. E como dói passar por tudo isso... mas a dor é um sinal de que estamos vivos. Em último caso, sofrer faz bem. Aliás, pensando assim, sofremos menos. Portanto, quanto mais eu sofro, menos me doi. E ao final da vida, acho que poderei olhar pra trás e ver que foi na dor em que eu me tornei alguém.
segunda-feira, 11 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário